sexta-feira, 10 de julho de 2015

A parábola das 10 virgens



Essa é uma idéia para mensagem de noite familiar!

Fui desafiada por uma amiga a dar uma mensagem em uma noite familiar na casa dela... Estava tudo certo e eu inclusive tinha já preparado uma mensagem, mas daí no domingo, um dia antes da noite familiar eu comecei a pensar que minha mensagem não estava boa, porque eu tinha preparado uma mensagem mais direcionada para adultos e na noite familiar iria ter muitas crianças... Pra ser mais exata iam ter 4 crianças. 

Não seria justo eu querer que as crianças ficassem concentradas na mensagem sem que fizesse algo pra que chamasse a atenção delas, ou fizesse com que elas se sentissem importantes. Foi aí que saí a procura de algo que fosse mais direcionado.
Minha mensagem ia tratar de uma parábola ensinada por Cristo no Novo Testamento, a Parábola das dez virgens, essa parabola nada mais é que um alerta a nós com relação a segunda vinda e nossa preparação. Então fui procurar nos manuais da primária algo que pudesse me ajudar.

Minha mensagem era baseada nesse artigo da revista A Liahona de março de 2009, para acessar a mensagem clique aqui

E o que eu fiz foi o seguinte:
Encontrei no esboço do tempo de compartilhar do ano de 2013 um tópico do mês de dezembro que trazia exatamente o que eu queria!



Identificar a doutrina (jogo de adivinhação): Convide duas ou três crianças para fazerem um teatrinho representando que estão indo dormir, indo à Igreja ou indo viajar para longe. Peça às outras crianças que adivinhem o que elas estão fazendo. Debata com as crianças o que aconteceria se não nos preparássemos para essas coisas. Explique-lhes que uma coisa importante para a qual devemos nos preparar é para viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo novamente.




Comecei a mensagem com a ajuda das crianças, cada uma fez uma advinhação para que os adultos advinhassem o que elas queriam representar e expliquei que como pra cada um daqueles eventos precisamos nos preparar, por exemplo quando vamos dormir precisamos antes de ir pra cama, escovar os dentes, fazer xixi, colocar o pijama, arrumar a cama para ficar quentinho durante a noite. Assim também precisamos nos preparar para um evento que acontecerá em breve, aí pedi para uma criança segurar uma gravura de Cristo (no dia eu não tinha a gravura da segunda vinda, mas seria legal usar ela):

Aí perguntei se sabiam quem estava na gravura e se sabiam que evento que eu estava falando...
Eles responderam quase que em coro: é Cristo, é Cristo. ( interessante é que até os pequeninos respondem, como eu amo ver eles aprendendo)
Daí expliquei que eu estava falando da Segunda Vinda de Cristo e que é pra ela que devemos nos preparar.
Aí expliquei rapidamente a parábola das dez virgens, quando a gente conta história para crianças muito pequenas, precisamos ser mais expecíficos nos princípios a ensinar.




E finalizando minha mensagem conclui com a citação do Presidente Kimball:


“A freqüência à reunião sacramental acrescenta óleo a nossa lâmpada, gota a gota, ao longo dos anos. O jejum, a oração familiar, o ensino familiar, o controle de nossos apetites carnais, a pregação do evangelho, o estudo das escrituras: cada um desses atos de dedicação e obediência é uma gota acrescentada a nossa reserva. Atos de bondade, pagamento de ofertas e dízimos, pensamentos e atos castos, e o casamento no convênio para a eternidade também contribuem de modo importante para armazenar o óleo com o qual poderemos, à meia-noite, reabastecer nossas lâmpadas exauridas.” (Presidente Spencer W. Kimball (1895–1985), Faith Precedes the Miracle, 1972, p. 256)

E depois disso os adultos puderam falar sobre seus pontos de vista, sabe como é, sempre que os Sud's se reunem tem bastante conversa e um fortalece o outro com seu testemunho do evangelho.
E como último hino cantamos: Quando Jesus Voltar (do hinário da Primária)





Então espero que eu tenha ajudado vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário